Além de ações diversas em benefício das mulheres em situação de rua, a Feira de Saúde Mulher da Maloca será realizada no Aquidabã na quinta-feira (20) com a promoção de serviços de cuidado integral com a saúde feminina

A Campanha Outubro Rosa promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prossegue com força total nesta semana, em Salvador, com a realização de uma série de ações especiais voltadas para as mulheres em situação de rua.

Nesta segunda-feira (17), por meio do Consultório na Rua, uma equipe de multiprofissionais irá para o campo de mobilização, realizando ações de Educação em Saúde, voltadas para pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, no Campo Marquise, em Brotas, das 16h30 às 18h30. Além de chamar atenção para a ação de exames preventivos contra o câncer, as participantes receberão informações e encaminhamentos para o cuidado integral com a saúde.

Na terça (18/10), uma Roda de Conversa sobre Saúde da Mulher, aliada a atividade lúdica com o tema: “A importância da realização do preventivo (o exame, corrimentos) ”, acontecerá no Largo dos Mares, das 9 às 12h. Agendamento para exames preventivos e uma roda de samba promete animar as participantes. Ainda na terça-feira (18), o Consultório na Rua de Itapuã, promove diversos atendimentos e procedimentos direcionados às mulheres em situação de rua, no 7º Centro, localizado na Dorival Caymmi – Itapuã, das 9 às 12h. As assistidas acolhidas previamente por meio de parceria com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), terão acesso a Exames preventivo, Teste rápido de IST, Planejamento sexual e reprodutivo, Teste de gravidez, Sinais vitais, glicemia, P.A, peso e altura, Atualização da carteira vacinal, Acolhimento da equipe multi, Práticas integrativas e complementares (auriculoterapia, massoterapia), e Encaminhamento USG Mamário e USG Transvaginal.

Na tarde do dia 19/10, o Consultório na Rua de Itapagipe, chega à UBS Virgílio de Carvalho, no Bonfim, quando dezenas de exames preventivos para mulheres em situação de rua, acolhidas previamente por meio de parceria Sempre, serão disponibilizados, além de uma oficina sobre o que é preventivo e sua importância.

Feira de Saúde Mulher da Maloca – será realizada no Aquidabã, dia 20/10, quinta-feira, das 09 às 13h, através do Ponto de Cidadania Centro Histórico, Consultórios na Rua Pelourinho e Gamboa. As mulheres em situação de rua terão acesso a múltiplos serviços: Atividade de educação em saúde e rastreio de sintomático respiratório, Educação em saúde para IST, PREP/PEP e TR; Preventivo e encaminhamentos; Educação em Saúde sobre RD para o tabaco e oficina de Kumbaya; Auriculoterapia; Jogo de Tabuleiro Caminho para a cidadania, que tem por objetivo evidenciar de maneira lúdica o cumprimento da cidadania como recurso básico para a saúde, colocando como temas relevantes a redução de danos, acesso a documentação, informações jurídicas, higienização, arte, assistência, apoio psicológico, entre outros recursos utilizados a favor da saúde para população em situação de rua no âmbito de trabalho do Ponto de Cidadania.

A grade de ações, engloba, ainda, atividade de Educação em Saúde sobre Mitos e Verdades sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis; Autocuidado; Bazar de ideias; Orientações e encaminhamentos para documentação, auxílios eventuais e benefícios sociais; Orientações e encaminhamento para acolhimento institucional; Orientações Jurídicas; Arte educação e atividades com o corpo.

Na feira serão distribuídos lanches e diversos materiais para os participantes: Camisinhas, Água mineral, Escova de dentes e pasta, Folhetos educativos, Kit higiente com absorvente, Material para auriculoterapia e Pentes pequenos e grandes. O Consultório na rua de Itapagipe, Ponto de Cidadania Itapagipe, e Unidade de Acolhimento Adulto- UAA, participam da iniciativa.

O planejamento completo da Campanha Outubro Rosa está disponível no site da SMS. A secretaria salienta que a programação está sujeita a alterações.