Evento prossegue nesta quarta-feira (16) com a realização de mesas de debates acerca da saúde mental

A abertura da 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Salvador realizada na manhã desta terça-feira (15), contou com a participação plural de membros de esferas do poder público, além de pacientes acolhidos pela rede municipal da capital. Com modalidade híbrida, ou seja, presencial e à distância, o evento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde de Salvador (CMSSSA) deu início a mais uma ação de visibilidade da causa.

O promotor de Justiça e membro do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do Ministério Público da Bahia, Carlos Martheo participou da ocasião com o intuito de promover a integração entre a pasta da Saúde para impulsionar a busca pelos direitos das pessoas com deficiência mental.

Já o titular da pasta, Leo Prates, destacou a relevância da conferência, e as ações estratégicas da Prefeitura em benefício dos assistidos em Salvador, e reiterou o compromisso da SMS em continuar trabalhando para que a assistência à Saúde mental continue sendo uma das prioridades da pasta. “Realizar essa conferência é mais uma vez demonstrarmos o nosso compromisso de escuta das pessoas e profissionais envolvidos no trabalho continuo, e reiterarmos a relevância dessa área, chamando atenção da sociedade para a causa”, disse.

Com a temática “A Política de Saúde Mental como um Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, o evento prossegue com a Conferência Magna, ministrada pela Profa. Dra. Mônica Nunes; e mesas de discussão que promovem debates com diversos eixos temáticos.

Na quarta-feira (16), das 08h30 às 12h00 acontecem os debates dos grupos temáticos: Grupo I: Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania; Grupo II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Grupo III: Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Grupo IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia. Às 14h haverá Plenária Final com leitura e priorização das propostas, e a eleição de Delegadas e Delegados para a conferência Macroleste.

O público interessado pode acompanhar a conferência em formato virtual, através da Plataforma Teams, via QR CODE nos materiais de divulgação e redes sociais da SMS.

WhatsApp Image 2022-03-15 at 16.31.57WhatsApp Image 2022-03-15 at 16.30.31WhatsApp Image 2022-03-15 at 16.30.19Foto: Divulgação