Outubro Rosa: Salvador mobiliza ações contra o câncer de mama

outubro_rosa_siteA campanha acontece em diversos pontos da cidade até o fim de outubro

De janeiro a setembro deste ano foram registrados 217 óbitos em decorrência do câncer de mama em Salvador, um aumento de 20% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 180 mulheres morreram por complicações da patologia. O diagnóstico tardio ainda é a causa principal para que o tratamento não seja o suficiente para deter a doença. No Brasil, cerca de 60% a 70% dos casos de câncer de mama são identificados em estágios avançados, de acordo com o Ministério da Saúde.

Programação!

Visando estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde em parceria com diversos órgãos e entidades intensifica ações em mobilização a campanha do Outubro Rosa – mês dedicado ao combate e visibilidade da doença – em postos de saúde, shoppings e locais com grande circulação de pessoas na capital, fomentando a procura aos meios de prevenção e ampliando o acesso de mulheres para realização da mamografia. Em alusão à campanha, o Elevador Lacerda e o Hospital Municipal estão iluminados na cor rosa.

“Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alertou Mirelle França, coordenadora do setor materno infantil da SMS.

Programação – Com o objetivo de realizar mais de 10 mil mamografias somente em Outubro, todas as 126 unidades básicas da rede e os Multicentros Vale das Pedrinhas, Carlos Gomes e Liberdade promoverão nas quartas-feiras do mês o “Dia D da Mulher”, sempre das 08h às 17h. Nessas ações, acontecerão mutirões de agendamentos de mamografia para a faixa etária risco (50 a 69 anos), exames preventivos e sala de espera com orientação de autoexames e distribuição de material educativo.

Já entre os dias 15 e 31 deste mês, os Multicentros Carlos Gomes e Liberdade vão funcionar em horário estendido (das 08 às 20 horas, além de abrirem aos sábados (das 08 às 13 horas) exclusivamente para realização de Ultrassonografia (USG) mamária e transvaginal.

O Hospital Municipal de Salvador também intensificará a oferta de exames de USG mamária e mamografias no período de 15 de outubro a 15 de novembro, de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados, das 08h às 18h.

Até o dia 11, as mulheres podem conferir a Loja Rosa instalada no Shopping Center Lapa, Centro da cidade, das 09h às 17h, onde estarão sendo realizados serviços orientações na área de saúde da mulher.

O Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário vai promover realização de mamografias nos dias 21 e 22 de outubro.

No sábado (21) das 08h às 13h haverá um passeio ciclístico das mulheres em parceria com o “Salvador Vai De Bike” para chamar atenção e sensibilizar a população acerca do tema.

Exame na rede municipal – A marcação para o exame de mamografia é disponibilizada nas unidades básicas da capital durante todo o ano, porém, no mês do Outubro Rosa, campanha de mobilização é intensificada. Para ter acesso ao procedimento basta que as interessadas procurem um dos 128 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem, possibilitando os encaminhamentos necessários para atender à necessidade de saúde apresentada.

Neste ano, a SMS disponibilizou 65 mil vagas para o procedimento, no entanto, apenas 25 mil foram preenchidas.