Prefeitura intensifica ações de prevenção do câncer de mama no Outubro Rosa

Campanha de mobilização pela prevenção do câncer de mama acontece até o fim de outubro em diversos pontos da cidade

O câncer de mama continua sendo a principal causa morte por neoplasia entre a população feminina em idade fértil em Salvador. A forma mais eficaz de diagnóstico precoce e prevenção da doença é através da realização periódica da mamografia. Porém, das 65 mil vagas disponibilizadas esse ano pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a realização de mamografias, apenas 25 mil foram preenchidas.

A taxa de mortalidade por câncer de mama continua elevada no município por conta do diagnóstico tardio, geralmente, quando a doença está em estado avançado. De janeiro a setembro deste ano, foram registrados cerca de 217 óbitos em decorrência da patologia na capital baiana.

A marcação para o exame de mamografia é disponibilizada nas unidades básicas da capital durante todo o ano, porém, no mês do Outubro Rosa, campanha de mobilização é intensificada. Para ter acesso ao procedimento basta que as interessadas procure um dos 126 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem, possibilitando os encaminhamentos necessários para atender à necessidade de saúde apresentada.

Outubro Rosa – A programação do Outubro Rosa 2018 é promovida pela Prefeitura, com organização da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPMJ) e em parceria com diversos órgãos municipais e entidades, segue até o fim deste mês com diversas atividades em várias localidades da capital baiana. O início oficial da campanha acontece nesta segunda-feira (1), com a iluminação do Elevador Lacerda na cor rosa.
As ações vão contar com a presença de profissionais de saúde, que irão realizar o agendamento de exames clínicos e mamografia para mulheres de 50 a 69 anos. “Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alertou Mirelle França, coordenadora do setor materno infantil da SMS.

Programação – Durante o mês de outubro, entre os dias 08 a 11, as mulheres podem conferir a Loja Rosa instalada no Shopping Center Lapa, Centro da cidade, das 09h às 17h, onde estarão sendo realizados serviços orientações na área de saúde da mulher.

Neste mês ainda será realizado um passeio de bike no Dique do Tororó para sensibilizar a população sobre a doença.

Nas unidades dos 12 Distritos Sanitários do município serão realizadas agendamentos para a realização de exames de mamografias, busca ativa de pacientes, além de palestras, salas de espera e distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce, estimulando o acompanhamento periódico de saúde e a realização do auto exame das mamas.