Saúde realiza exames para detecção do vírus HTLV nesta sexta-feira (28)

A ação acontecerá das 08 ás 16 horas no Multicentro Liberdade

Estima-se que pelo menos 58 mil pessoas em Salvador possuem o retrovírus HTLV, que pertence à mesma família do HIV/Aids. O vírus que age nas células de defesa do organismo e pode ser transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas, facilita o surgimento de doenças como a leucemia, dificuldade de urinar e problemas na pele na pessoa contaminada.

Como forma de incentivar à população ao diagnóstico precoce, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com Organização Não Governamental (ONG) HTL Vida, realizará uma mobilização para identificar os portadores do agravo nesta sexta-feira (28).

Durante a estratégia que acontecerá das 8 às 16 horas, no Multicentro Liberdade, situado à Rua Lima e Silva, 217, será ofertado o exame sorológico (sangue) para a detecção do vírus HTLV. O teste pode ser feito por qualquer pessoa, de qualquer idade, basta que se dirija ao posto e manifeste interesse em realizá-lo.

De acordo Helena Lima, coordenadora do programa DST/AIDS do município, ao detectar uma pessoa portadora do HTLV, suspeita-se de que no seu núcleo familiar outras pessoas também podem estar contaminadas já que as formas de contágio são predominantes pelas vias sexual, sanguínea e por meio da amamentação.

“Quanto mais cedo a pessoa souber da sua condição sorológica, mais rápido iniciará o tratamento pelo serviço especializado e, consequentemente, terá melhor qualidade de vida, além de quebrar a cadeia de transmissão para outros indivíduos”, pontuou a coordenadora.

Além do exame para o HTLV, também serão ofertados testes rápidos para a detecção de outras doenças sexualmente transmissíveis (DST`s), como a sífilis HIV e hepatites virais. Em caso de resultados positivos serão direcionados para um dos Centros de Atenção Especializada (SAE) da rede municipal.