Amanhã é o último dia da campanha de vacinação contra pólio e sarampo em Salvador

Termina nesta sexta-feira (14) a Campanha Nacional de Vacinação conta pólio e sarampo em Salvador, no entanto, somente 78%, da população elegível está imunizada.

Cerca de 29 mil crianças entre um ano e menores de cinco anos ainda precisa se proteger na capital baiana. A baixa procura pelas doses preocupa o poder público uma vez que o país vive numa eminência de surto de sarampo e sob alerta para a volta da circulação do vírus da poliomielite. A meta da gestão é proteger 95% do público alvo, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Apesar dos esforços da gestão para que nenhuma criança que compõe o público alvo deixasse de receber à dose, a procura pelas vacinas ainda é considerada baixa. “Abrimos mais de 100 pontos de vacinação em dois sábados diferentes, estendemos o horário de funcionamento de unidades estratégicas até às 20 horas, fizemos busca ativa nas escolas da rede pública e privada, além da prorrogação da campanha na capital. Infelizmente não houve o engajamento de alguns pais e ainda não conseguimos alcançar o objetivo”, salientou o secretário municipal da Saúde, Luiz Galvão.
As doses seguem disponíveis nesta sexta-feira, das 08 às 17 horas, em 125 unidades básicas da rede municipal.