Saúde detecta três diagnósticos positivos para HIV durante 17º Parada LGBT de Salvador

Durante a 17º Parada LGBT que aconteceu neste domingo (09), no Campo Grande, o projeto “Fique Sabendo”, que realizou testes rápidos para detecção do HIV, sifilis, Hepatite B e C, contabilizou três diagnósticos positivos para HIV e 12 indivíduos reagentes para sifílis.

Além dos 276 exames realizados, a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde através do Laboratório Central de Salvador que visa promover o diagnóstico precoce e a quebra da cadeia de transmissão de DST’s, também distribuiu mais de 7.200 preservativos e materiais educativos sobre sexo protegido.
Os usuários com sorologia positiva foram orientados a comparecer em uma das unidades municipais de Serviços de Atendimento Especializado (SAE) na segunda-feira (10) para iniciar o tratamento, onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos.

Para o enfrentamento das doenças, a secretaria oferece testes rápido para detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C durante o ano inteiro, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Marymar Novais, no Dendezeiros, do Serviço Municipal de Assistência Especializada (SEMAE), na Liberdade e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) São Francisco, no bairro de Nazaré e em todas unidades básicas de saúde da capital baiana.