Prefeitura inaugura posto de saúde no Calafate nesta quarta-feira (25)

Prefeitura inaugura posto de saúde no Calafate nesta quarta-feira (25)

A comunidade do Calafate, na Fazenda Grande do Retiro, passará a ter atendimento médico básico mais próximo de casa. A Unidade de Saúde da Família (USF) San Martin II será entregue pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (25), às 9h30, na Rua do Calafate, s/n (esquina com o Centro Municipal de Educação Infantil da localidade).

Fruto de uma antiga demanda dos moradores, a USF San Martin II tem capacidade para atender até 14 mil pessoas da região – 650 delas por dia. Os serviços serão prestados por quatro equipes de Saúde da Família e outras quatro de Saúde Bucal, tendo como profissionais enfermeiros, cirurgiões-dentista, auxiliares de saúde bucal, médicos generalistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além do corpo administrativo.

Serão ofertados serviços de atenção integral para todas as idades, considerando as áreas prioritárias da Atenção Primária à Saúde nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Além disso, estarão disponíveis também curativo, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e exames, dispensação de medicamentos básicos e confecção da segunda via do cartão SUS.

Avanços – Atualmente, a cobertura de Atenção Primária à Saúde no Distrito Sanitário São Caetano/Valéria – onde a unidade está inserida – é de 54,32% da população. Em dezembro de 2012, essa cobertura era de apenas 13,8%. Com a inauguração da USF San Martin II, o índice avançará para 59,2%, o que significa um salto de 290%. Em relação ao número de equipes de Saúde da Família, o número alcança 42 equipes com a nova unidade, contra 10 existentes em dezembro de 2012.

Balanço – Este ano, já foram entregues seis USFs, localizadas no Curralinho (Boca do Rio), Colinas de Periperi, Jardim das Margaridas, Capelinha de São Caetano, Recanto da Lagoa II (Fazenda Coutos) e San Martin II (Calafate). Além disso, a população também passou a contar com o atendimento, desde abril, do primeiro Hospital Municipal de Salvador (HMS), em Boca da Mata.

Até dezembro próximo, estão previstas as entregas das USFs Plataforma, Tubarão, Mata Escura, Novo Marotinho, Vila Verde, São Marcos, São Cristóvão e Vista do Mar (Pirajá). Ainda em 2018, foram iniciadas as obras das USFs Lagoa da Paixão, Vila Nova de Pituaçu, Vila Canária e Fazenda Grande III e Resgate.