SAMU 192 completa 13 anos de assistência em Salvador e Região Metropolitana

bt_samu O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de Salvador completou 13 anos de existência nesta quarta-feira (18). Os profissionais socorristas atendem em média 350 ocorrências por dia na capital baiana e também nas regiões de Itaparica, Vera Cruz, Lauro, Simões filho, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Santo Amaro e Saubara.

As ambulâncias do SAMU devem ser acionadas para atendimentos de urgência e emergência como: acidentes traumáticos, intoxicações por produtos perigosos, queimaduras graves e choques elétricos. Os pacientes com problemas cardiorrespiratórios e hipertensão arterial devem ser encaminhados ao serviço de saúde por intermédio do SAMU, sempre que apresentarem quadros de crise.

Mais de 1,5 milhões de atendimentos ao longo desses anos foram prestados aos cidadãos. “São mais de 700 funcionários desde médicos, condutores, enfermeiros, rádio operadores e telefonistas da regulação que estão todos os dias atuando de forma integrada e ininterrupta salvando vidas. Para isso, nossas ambulâncias realizam as transferências e os profissionais executam os protocolos de primeiros socorros para viabilizar o salvamento com sucesso”, explicou a Diretora Geral do SAMU Metropolitano, Patrícia Nogueira.

Atualmente, a frota do SAMU conta 57 ambulâncias de suporte básico e avançado, desse total, 41 atendem em Salvador, além das 13 bases distribuídas estrategicamente pela cidade funcionando em regime de 24h para garantir maior agilidade no atendimento.

As demais unidades móveis acolhem a população dos outros 9 municípios baianos. O serviço disponibiliza também 1 helicóptero, 1 ambulancha e 10 motolâncias para assegurar o socorro em condições adversas de emergência.

Trotes – Nesse período, a Central de Regulação recebeu pouco mais de 4,5 milhões de ligações através do número gratuito 192. Com esse serviço é possível atuar na diminuição no número de óbitos e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. Muitas pessoas, no entanto, deixam de ser atendidas por causa dos trotes feitos pela própria população. São cerca de 1 mil ligações recebidas por dia, e quase 30% das ligações acabam sendo trotes.

Atividades integradas – Nesses 13 anos de atuação, o SAMU implantou dois grandes programas. O projeto Viva Coração que visa garantir um primeiro socorro em casos de vítimas de paradas cardíacas ou arritmia severa em pontos de grande circulação da cidade como estações de transbordo e instituições públicas. Para isso, são instalados nesses locais desfibriladores Externos Automáticos (DEA) e feito o treinamento de profissionais ou pessoas interessadas.

A outra ação se dá na conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância do atendimento imediato em casos de emergências, para isso o órgão implantou o “SAMU nas Escolas” com capacitação desse público alvo sobre as manobras de suporte básico de vida. Na ocasião, é destacada a importância do Serviço para a sociedade e os riscos que os trotes oferecem, como a saída de ambulâncias para chamadas falsas enquanto outros pacientes em estado grave realmente estão necessitando do atendimento de urgência. Durante o treinamento, os alunos aprendem na prática o protocolo de ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).