Prefeitura distribui 2,2 milhões de preservativos nos circuitos da folia

Prefeitura distribui 2,2 milhões de preservativos nos circuitos da folia

distribuicao_preservativos2_carnaval2018_siteNúmero de camisinhas distribuídas no carnaval supera expectativa inicial das equipes de saúde

Mais de 2,2 milhões de preservativos distribuídos durante sete dias de folia. Esse foi o balanço final da estratégia montada pela Prefeitura de Salvador que visou estimular a prática do sexo seguro durante o carnaval. Para facilitar o acesso dos foliões, a Secretaria Municipal da Saúde montou um esquema especial: a cada mil metros nos circuitos da folia foi instalado um ponto de distribuição gratuita de preservativos.

“Nossa expectativa inicial era dispensar pelo menos dois milhões de camisinhas durante a festa e a grata surpresa é que conseguimos superar nossas expectativas distribuindo um quantitativo 10% maior do que havíamos programado. Tivemos um dos carnavais mais tranquilos de todos os tempos e esses números também confirmam que os foliões puderam brincar com alegria e bem protegidos”, comemorou José Antônio Rodrigues Alves, secretário municipal da Saúde.

A estratégia contribui para que seja evitada a gravidez indesejada, bem como o contágio por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Segundo especialistas, o comportamento permissivo e o uso excessivo de álcool e drogas são a combinação perfeita para o sexo sem proteção no carnaval.

Somente no carnaval desse ano, o projeto Fique Sabendo diagnosticou 40 casos positivos para HIV, 206 para sífilis e 23 para hepatites virais.

 

Por: Silvia Castro