banner_idosos_tchauSerá realizada entre os dias 25 de abril e 08 de maio, a 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, com o tema “Deixe a gripe na saudade”. A ação, cujo objetivo é reduzir os óbitos e as internações causadas pela gripe e suas conseqüências, visa imunizar 80% da população brasileira com 60 anos ou mais – o que representa 15.542.469 de pessoas. Em Salvador, 236.855 habitantes deverão ter acesso à vacina contra influenza de forma indiscriminada.


Para isso, a Secretaria Municipal da Saúde irá mobilizar no Dia D da Campanha, que acontece neste sábado (25), 4.500 trabalhadores e voluntários. Além disso, 729 pontos de vacinação serão oferecidos à população. Eles serão instalados nos Centros de Saúde do Município, em escolas, hospitais, associações, igrejas, supermercados, shoppings e terminais rodoviários, funcionando das 08 às 17 horas.

Em 2007 no Brasil, cerca de 70.530 idosos morreram em decorrência de doenças do aparelho respiratório. A Campanha do Ministério da Saúde tem como principal objetivo reduzir consideravelmente essa estatística e a vacina é a melhor tecnologia disponível para a prevenção da influenza e suas conseqüências, proporcionando redução da morbidade, diminuição do absenteísmo no trabalho e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.